Cuidados das unhas

Você sabe qual é a função das unhas?
Não?
Então fique atenta, porque hoje vamos tiras essas e outras duvidas sobre os cuidados das unhas ,doenças e muito mais!
As unhas tem por sua função:
  • Proteção: como uma lâmina dura e flexível, protege a ponta dos dedos
  • Preensão: pegar, principalmente pequenos objetos.
  • Agressão: arranhar, cortar, lascar, marcar defesa.
  • Sensibilidade: auxiliar na sensibilidade tátil da polpa digital.

As unhas São placas córneas achatadas, situada na superfície dorsal das extremidades dos dedos.
Também são consideradas órgãos acessórios ou anexo da pele:
Protegendo a sensibilidades da ponta dos dedos.

Devido a remoção das cutículas, ficamos sem a proteção que protege a matriz da unha,onde a mesma fica totalmente exposta ,correndo o risco de permitir a entrada de um fungo e / ou adquirindo outros tipos de doenças infecto contagiosa.
Existem idens tipos de fungos e doenças patológicas, uma delas é a Dermatite de Contato.
  • Dermatite de Contato,

é um tipo de  sensibilização frente a diversos produtos.
Os produtos cosméticos como xampus, laques, fixadores, esmaltes, cremes, removedores de esmaltes, perfumes, batons, e demaquilantes são capazes de causar sensibilização.
a alteração da pele tem caráter inflamatório com vermelhidão, inchaço, secreções, formação de crestas e escamas, acompanhadas de coceira.




  • Micoses:

são doenças causadas por fungos e que popularmente recebem o nome de "frieira", "unheiro", "impigem".
São doenças contagiosas, e  por isso devem ser conhecidas pela profissional para que se tomem medidas de assepsia evitando, assim, o  contágio.






 Micoses comumente encontradas: 
  • Candidíase:

    deixam a pele avermelhada com umas massa esbranquiçada e úmida parcialmente aderida.
Aparecem principalmente em dobras, inclusive virilhas.
Nas unhas, causam inflamação que são dolorosas e podem drenar pus (os "unheiros").





  • Dermatofitoses:
     
podem aparecer em qualquer local do corpo.Muito comuns em regiões como as plantas dos pés e virilhas. Ocasionam descamação e coceira. A pele das regiões afetadas fica com coloração mais escura e apresenta prurido (coceira) As unhas se tornam amareladas, espessas, como que esfarelando.



  •  Vitiligo:

São manchas de forma e tamanho variado,de cor branca,causadas por despigmentação da pele, podendo surgir a qualquer momento da vida do indivíduo.Não são contagiosas.







  •  Verrugas:
 
São provocadas por infecção viral da pele e, portanto, são contagiosas. A resposta a esta agressão é a multiplicação das células da epiderme. As principais formas de verrugas são;










  •  Verruga plana:
  Lesões de um a cinco milímetros de diâmetro, pouco salientes e geralmente numerosas. Acomete principalmente crianças e adultos jovens.












  • Verruga Vulgar:
 
É a forma mais comum. Apresenta-se como uma lesão elevada, cornificada, firme e áspera; também podendo ser escura,plana e macia.é mais comum no dorso das mãos e dos dedos. Também é encontrada embeixo das unhas e das dobras ungueais. 






  •  Psoríase

Doença não contagiosa, de causa desconhecida,relacionada a distúrbios emocionais do indivíduo.Caracteriza-se por lesões de vários tamanhos, avermelhadas e com descamação branca, espess e aderida. Os locais mais comuns de aparecimento das lesoes são couro cabeludo, cotovelos, joelhos, nádegas e as unhas.




  •  Paroníquia (inflamação)


Inflamação que se manifesta ao redor das unhas, podendo atingir as pontas dos dedos. Pode ser causada por irritantes externos (detergentes, sabão, etc...) ou também pela retirada da cutícula, favorecendo seu aparecimento. Começa com uma ação irritativa (coceira e inchaço) , manifestando em seguida a inflamação. O tecido inflamado favorece a infecção.
A infecção, na maioria das vezes, apresenta-se com um pus, mas pode aparacer como uma irritação seca. Muitas vezes é um processo dolorido (tipo eczema).




  •  Deslocamento ungueal:

Ocorre quando a unha se descola parcialmente da pele. É encontrada principalmente nas mulheres, devido ao uso de unhas compridas.










  • Unhas quebradiças (onicorrexe e Onicólise)
  •  Onicorrexe:

     A lâmina ungueal fica ,quebra com facilidade e pode apresentar-se canelada e com fissuras. O uso de sabões, detergentes, removedores de esmaltes, o ato de lixar as unhas em sua superfície, etc... Podem agravar o problema. 
    Podemos também associar o problema a fatores internos, como alterações da glândula tireoide, anemia ou problemas circulatórios.






    • Onicólise: 

    Há o deslocamento da lâmina unguel a partir da ponta até o meio do leito (ou totalmente), podendo ocasionar até a queda da unha. Desenvolvida pelo uso de produtos de limpeza e outras substâncias químicas, assim como o hábito de limpar as bordas livres das unhas com espátulas  e outros objetos. Traumas também  podem desencadear o problema.







    • Hematoma Subunguel:

      
    São manchas escuras produzidas por traumas fortes nas unhas.Eventualmente, poderá haver uma inflamação, causando forte dor no dedo.












    • Onicomicose: 

    É a contaminação da lâmina por fungos dermatófitos que se localizam sob a unha, sendo encontrada com mais frequência nas laterais e nas pontas. Na região afetada, a unha se apresenta deslocada e com coloração amarelo-pardo. Em algumas vezes, ela perde a consistência e esfarela.
    Raramente, este processo atinge os outros tecidos, entretanto, os fungos destroem o tecido do leito da unha, tornando-o encalecido.
    O processo de desenvolvimento é lento e os fungos costumam ser muito resistentes ao tratamento.




    • Onicoatrofia:


    Atrofia da lâmina por má formação congênita, arrancamento traumático ou infecções que levaram à alteração da matriz. As unhas ficam mais frágeis, mais finas, curtas e quebradiças. Deve-se procurar tratar com brevidade as infecções para que não comprometam a matriz, levando à onicoatrofia.
    Após a instalação do quadro, a única conduta (puramente estética) é o uso de unhas postiças.




    • Onicogrifose: 

     São as unhas em forma de garra,de tonalidade escura, com consistência dura, mais espessa e de corte difícil.
     








    Mais duvidas,é só me contatar com certeza vou responder com todo carinho:
    kellycrisnogueira@hotmail.com






























    .